A grande largura de banda disponível nas redes de distribuição de televisão por cabo e o facto destas redes abrangerem centenas de milhares de utilizadores tem levado a que os operadores destas redes explorem um serviço com enorme potencial: o acesso à Internet, a débitos muito superiores aqueles que são disponibilizados pela rede telefónica ou mesmo pela rede ISDN.
Esse serviço pode ser disponibilizado com investimentos relativamente reduzidos na estrutura de cabo, de modo a torná-la bidirecional, e com recurso a modems (MOdulator/DEModulator) para cabo coaxial (cable modems) instalados em casa dos clientes e nos operadores.
Os modems por cabo utilizam bandas de frequência semelhantes às que são usadas pelos sinais de televisão. Tirando partido da grande largura de banda podem atingir débitos desde os 500 Kbps ate aos 10 Mbps, havendo fabricantes que anunciam possuírem modems a débitos superiores.
O cable modem possui uma porta para ligação ao televisor e outra para ligação de um NIC (Network Interface Card) a instalar no computador. Esta configuração permite a utilização em simultâneo dos serviços de televisão e de acesso bidirecional à Internet.